Comportamento - Empatia


Empatia

Substantivo Feminino

"Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro."

O mundo anda tão esquisito, complicado e egoísta. Algumas atitudes de fato me fazem refletir sobre o meu comportamento perante a sociedade.

O que eu vejo em muitas pessoas é a competição, querer ser melhor do que o outro, sair por cima. Rara às vezes que eu vejo alguém se importar de fato com que o outro está sentindo, não se engane, muita gente se aproxima pela curiosidade, saber o que aconteceu. Quanto maior a situação, maior a curiosidade e a fofoca. As pessoas odeiam uns aos outros de graça, pelo simples fato do outro existir. Uma amiga muito próxima encontrou em uma festa de ano novo uma pessoa que temos em comum, conversa vai e conversa vem, essa pessoa diz: "Eu não sou muito fã daquela Aline..." A pessoa que disse isso não me conhece, não sabe nada sobre mim,  e o pior é que provavelmente ela sabia que minha amiga iria me falar isso, essa pessoa simplesmente imaginou uma figura minha na sua cabeça e é isso.

Não quero ser adorada ou ovacionada por todos, nem Jesus Cristo conseguiu essa proeza, que dirá eu, uma mera mortal. 

Meu ponto é, se você não gosta de alguém por qualquer que seja o motivo, guarde a opinião para si mesmo, é normal do ser humano que o "seu Santo não bata com o de outra pessoa", mas é uma escolha sua denegrir a imagem dessa pessoa ou não. 

Eu vejo muita coisa dentro do ambiente familiar, quantos pais, irmãos, tios e primos não tem empatia pelos seus, ajudar em coisas simples, estender a mão, oferecer um abraço, um gesto de carinho, qualquer coisa. O orgulho e o fato de estar se rebaixando fala mais alto, não deveria ser assim. Chamei um parente para matar uma barata que estava no meu quarto, quem me conhece sabe que eu tenho pavor desse inseto, não sei explicar. Estávamos conversando com algumas pessoas e esse meu parente me disse que achava um absurdo eu sentir medo de barata e ter que chamar ele para matar um inseto, não tem o que fazer, que vira e mexe esse inseto irá aparecer. Eu disse que faltava mais empatia da parte dele, que realmente eu sentia medo. Ele me disse que não sentia a tal da empatia, que ele não estava nem aí. Eu fiquei tão triste naquele momento, pela falta de sensibilidade, de dizer qualquer palavra de conforto, sei lá. O que pode ser uma bobagem para você, não necessariamente é para o outro. Eu fiquei com um gosto de metal na boca, vontade de ter alguém que estivesse lá por mim, fosse para matar uma barata, ou fosse para dominar o mundo. 

Tenhamos cuidado com quem está ao nosso lado, se não tem nada de bom para dizer, fique calado, essa sempre será a melhor opção. Sentir empatia pelo outro não deveria ser algo tão difícil. 

Por hoje é só, um beijo e até a próxima ;)

Postar um comentário

Designed by FlexyCreatives